Contratada pelo Consórcio Marquise/Normatel, desde Dezembro de 2011, a SH fornece equipamentos para reforço da estrutura nas obras de ampliação da praça de alimentação e instalação de seis elevadores, oito escadas rolantes e nove pontes de embarque, além de melhorias e ampliações dos balcões de check-in do aeroporto.
A SH também está executando a obra completa do anexo social, do anexo comercial, além do ETE e ETA, dos reservatórios (fornecendo o sistemas de formas Tekko® SH e Concreform SH®) e o escoramento do mezanino e fornecimento de andaimes aéreos para colocação da fachada de vidro. Ainda são fornecidos andaimes para a execução do reforma externa do estacionamento. No pico de obra, cerca de 200.000 kg de equipamentos SH estavam locados na obra.
A ampliação do Aeroporto Presidente Tancredo Neves é uma obra com alto grau de dificuldade devido à continuidade do funcionamento do aeroporto. São necessárias grandes soluções de engenharia com escoramentos aéreos e balanços para causar o mínimo de impacto e desconforto aos usuários e funcionários. Um dos maiores desafios, por exemplo, foi a substituição da fachada de vidro e o trabalho sobre o pátio dos aviões, onde os andaimes tiveram que ser aéreos a fim de não atrapalhar o fluxo de aeronaves e o trânsito de pedestres.
“É uma obra importante devido á visibilidade e ao impacto social e econômico para a capital mineira e região, pois trouxe novos e expressivos investimentos, como em hotelaria, por exemplo”, conta a Engenheira Patrícia Silva, Supervisora de Contrato da Unidade SH em Minas Gerais. “Uma obra dessas mostra a maturidade da empresa e seus profissionais em grandes soluções de engenharia”, conclui a Engenheira.
A obra do terminal 1 vai aumentar a capacidade do aeroporto em 1,4 milhão de passageiros. De acordo com a Infraero, até dezembro de 2013, 41% dos trabalhos foram executados no terminal. Em relação às obras de ampliação da pista de pouso e do sistema de pátios, cerca de 32% estão concluídas. Um segundo terminal de passageiros, que está sendo construído, teve cerca de 33% dos trabalhos finalizados até dezembro do ano passado.