Contratada pela A. Tonnani Construções e Serviços Ltda., a SH participou da construção de uma laje para balança e um muro de contenção na obra da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), da Petrobrás S.A., em Camaçari – BA. Foram utilizados perfis para escorar a balança e 250m² do sistema de formas Concreform SH® para o muro. “Primeiro, fomos chamados para fornecer uma solução de um escoramento especial para uma balança. Projetamos uma solução bastante simplificada e o cliente ficou bem satisfeito. Posteriormente, foram solicitadas formas para uma contenção, tendo em vista que o cliente já tinha realizado a primeira etapa do muro com nossas formas, no ano passado, e gostou do resultado”, conta Manuela Roza, Supervisora de Contrato da unidade SH na Bahia.
PERDA ZERO
Um problema muito comum na obra é a perda de peças. Estima-se que, em um contrato de locação de fôrmas para concreto e escoramentos metálicos, essa perda represente, financeiramente, de 5 a 10% do valor do contrato com o fornecedor. Essa obra, em especial, destacou-se por não ter nenhuma peça perdida e/ou danificada. Com orientações da Assistência Técnica da SH sobre como armazenar e utilizar os equipamentos, o processo de locação não gerou custos extras com indenizações.
“O cliente foi muito cuidadoso, seguindo as orientações que foram passadas. O que ajudou bastante foi o fato do canteiro ser em área industrial, onde é mais fácil manter a organização, se comparado a um canteiro de construção civil. O almoxarifado da obra também era bem rigoroso quanto à conferência das cargas e descargas”, diz Herbert Costa, responsável pelo atendimento da assistência técnica.
A obra teve início em janeiro de 2014 e teve duração de seis meses. Sempre muito presente na área de Montagem e Manutenção Industrial (MMI) com a locação de andaimes de acesso, a SH amplia sua atuação para empresas que atende a Petrobrás S.A., oferecendo, também, outras diversificadas soluções em engenharia.
PRINCIPAIS DICAS PARA EVITAR PERDAS DE EQUIPAMENTOS EM OBRA:
– Reservar uma área para armazenamento, preferencialmente próximo ao local de aplicação;
– Evitar terrenos alagados;
– Separar as peças por famílias;
– Não permitir que peças pequenas fiquem espalhadas pela obra, providenciando caixas para melhor guardá-las;
– Cuidados com o manuseio em geral, evitando jogar as peças no chão e transportando-as adequadamente;
– Evitar acúmulo de concreto nas peças;
– Evitar ociosidade do equipamento.