O resíduo de uma indústria pode ser aproveitado como matéria-prima de outra. Por isso, o Sistema FIRJAN criou a Bolsa de Resíduos que auxilia as empresas no descarte correto. A Bolsa de Resíduos é um espaço de livre negociação, aberto para as empresas divulgarem e buscarem informações, conciliando ganhos econômicos e benefícios ambientais.
O mecanismo foi apresentado durante o Encontro Empresarial promovido pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Leste Fluminense, em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói (ADEMI Niterói). Para participar do programa a empresa deve realizar o cadastro no próprio site da FIRJAM e depois criar anúncios sobre os seus resíduos. Os materiais são distribuídos por setor de atividade e subdivididos de acordo com a condição de oferta e procura.
Hoje a Bolsa de Resíduos conta com 55 empresas cadastradas, e tem potencial para acolher um número muito maior. Dessas empresas vinculadas, 65% são do estado do Rio e 23% de São Paulo. Ivan Mello e Silva, especialista em Meio Ambiente do Sistema FIRJAN, explicou aos empresários as vantagens da Bolsa de Resíduos, disponível no site da Federação: “A empresa anuncia seu resíduo , que poderá servir como matéria-prima para alguma indústria”.
No encontro, o especialista em Serviços Tecnológicos do Sistema FIRJAN, Luiz Eduardo São Thiago, falou sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e esclareceu sobre a Lei e as alternativas para a destinação dos resíduos. “Um destino seria uma área de transbordo e triagem de resíduos da construção civil. Neste local poderiam ser feitos tanto a separação quanto o armazenamento do material, eventual transformação e posterior remoção para destinação adequada”, observou.
O encontro apresentou os princípios, os instrumentos e obrigações do empresário que gera resíduos, estabelecidos pela Político Nacional de Resíduos Sólidos. “O intuito é levar competitividade à indústria, com sustentabilidade e responsabilidade social”, ressaltou o presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Leste Fluminense, Luíz Césio Caetano.
Acesse o Bolsa de Resíduos: http://bit.ly/16L6Qes