O Programa Administre Seu Dinheiro de Forma Consciente, do Departamento Nacional do SESI, orienta os trabalhadores da indústria sobre a melhor forma de gestão do orçamento. Segundo o IPC Marketing Editora, instituto que fornece informações demográficas e de potencial de consumo dos municípios brasileiros, o problema do endividamento atinge cerca de 80% dos empregados do setor industrial. No estado do Rio, o Sistema FIRJAN oferece o curso a colaboradores de empresas por meio da Assessoria de Responsabilidade Social (Asser).
Segundo Ana Cristina Madeira Nascimento, assessora-chefe da Asser, os problemas relacionados à saúde financeira dos trabalhadores passaram a ser estudados por especialistas. Foi constatada a relação direta entre o endividamento e a segurança no trabalho, baixa produtividade e afastamentos. “Funcionários com crise financeira tendem a ter desempenhos aquém do esperado em função das pressões que estão submetidos”, avalia.
O aumento de pedidos de empréstimos à cooperativa da empresa levou o coordenador de Gestão Social da IESA Óleo e Gás, Wellington Oscar dos Santos, a solicitar ao Sistema FIRJAN que levasse o programa para os funcionários no ano passado. “Quando o trabalhador recorre ao empréstimo para pagar dívidas ou cobrir cheque especial é preocupante”, observa Wellington.
A Asser já ministrou o curso de educação orçamentária na Odebrecht, Fábrica Carioca de Catalisadores e na Viação Água Branca entre outras empresas. Mais informações sobre a consultorias podem ser obtidas pelo telefone (21) 2563-4380.