Uma questão que merece muita atenção e cuidado é a montagem dos equipamentos utilizados na obra. Essa preocupação é a garantia da segurança dos operários envolvidos, bem como da eficácia dos serviços que utilizarem esse material.
Para cada atividade/trabalho existe uma ferramenta específica, pensada para atender as demandas oriundas de um determinado fim. Utilizar as ferramentas certas, preparadas da maneira correta, e da maneira prevista será a sua certeza de sucesso na empreitada.
Cuidados
-
Use desmoldante nas fôrmas, não apenas na parte interna, mas também na externa, para facilitar a limpeza.
-
As peças com roscas (forcados, barras de ancoragem e parafusos) devem ser constantemente oleadas e limpas.
-
Cuidado com tarefas, a pressa, principalmente na desmontagem, pode levar a danificar o material.
-
Para a montagem e a fixação de algumas peças se faz necessário o uso de ferramentas adequadas: chave de boca, de catraca, chaves especiais para desforma de cones e martelo.
-
Reflita sobre a tarefa que vai realizar. Focar sua atenção no equipamento que você vai utilizar melhora o uso que você fará dela e reduzirá os riscos de acidentes.
-
Não use equipamentos inadequados para o serviço ou adapte ferramentas para usos que não se aplicam. Isso pode danificar o equipamento, prejudicar o resultado, ou ainda gerar riscos de vida a todos os envolvidos na obra.
Contribuição: Cláudio Possenti, Diretor Regional da SH.
A SH vem abordando diversos assuntos de interesse geral ou específico de profissionais das engenharias envolvidos na construção civil. Dentre as dicas que foram recolhidas ou percebidas após longos anos de prática e experiência no mercado, as que envolvem segurança e produtividade merecem maior atenção. Com segurança não se brinca, e qualquer cuidado é válido pra evitar transtornos e acidentes no dia-a-dia na obra. Um dos maiores problemas que implicam em riscos é o que costumamos chamar de trabalho automático. A rotina traz duas coisas importantes que devem ser consideradas: A experiência, e com ela um aumento na velocidade das atividades e o aperfeiçoamento das mesmas, e o trabalho automático que é quando o funcionário da obra, acostumado com determinado serviço, o realiza sem pensar, sem se dar conta dos riscos presentes por executar a atividade repetidas vezes. É aí que mora o perigo. É imprescindível dedicar toda a atenção a cada tarefa que estiver executando para reduzir ao máximo os descuidos, e consequentes acidentes. Busque concentrar-se na tarefa do momento, focando pensamentos nos cuidados e exigências para que ela seja realizada da melhor maneira possível. Montar equipamentos é uma etapa como outra qualquer. E é com esses equipamentos que você terá de lidar o dia todo. Se essa etapa for realizada corretamente, todo o suporte para as demais ações estará garantido.
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!