Hoje vamos tratar de escoramentos. Na verdade, esse assunto é bem amplo por existirem algumas opções de escoras no mercado, mas ao mesmo tempo pode ser específico, se pensarmos na aplicação ideal de cada equipamento. No mercado nacional encontramos muitos modelos de escoras com variadas possibilidades de abertura, capazes de atender as mais diversas necessidades das obras para o escoramento de laje e vigas. Não à toa, cada qual com sua especificidade, seus usos são indicados para casos diferentes, e oferecem adequações aos mais diversos projetos. Saiba qual escora utilizar na sua obra, e aprenda a otimizar equipamentos obtendo resultados mais eficazes e velozes.
Abaixo você conhecerá resumidamente as características das escoras mais utilizadas no mercado e também o mais novo lançamento da SH, a Escora Lume.
ESCORA LIGHT SH
Sua capacidade de carga varia de 7KN à 18KN. Apesar de apresentar capacidade reduzida de carga quando comparada as escoras mais robustas que veremos baixo, a vantagem dessa escora é seu leve peso, que proporciona fácil manuseio em obra. É a escora mais indicada para obras residenciais e de pequeno porte.
ESCORA STANDARD HÜNNEBECK®, ESCORA EXTRA HÜNNEBECK® E ESCORA PLUS SH
São escoras robustas, compostas de peças de macho e fêmea que permitem a execução de obras com alturas de pé direito entre pavimentos de 1,80m à 4,15m. Podem ser utilizadas em todos os tipos de obra, porém é indicada para as obras de médio à grande porte, como: shoppings, obras indústrias e edifícios comerciais.
Tabela com a abertura e carga admissível para cada tipo de escora:
ESCORA LUME
É o mais novo lançamento da SH, Escora Lume é feita de alumínio, proporcionando leveza e rapidez na movimentação.
Mais robusta de todas as escoras, é recomendada para obras pesadas com pé-direito duplo. Também é indicado para obras que precisam de reescoramento de estruturas com altas cargas.
Sua abertura varia de 3,20m a 5,00m , mas com o uso do prolongador Lume é possível chegar a abertura de 6,00m. Sendo ideal para escoramento e reescoramento obras com lajes e vigas pesadas, como: pavimentos de transição, obras indústrias, pontes, viadutos, etc
Comprovando a sua alta capacidade de carga, com a mesma altura que a escora extra, por exemplo 3,20m, a escora Lume suporta quase 4 vezes a carga que a escora extra suportaria. E em algumas alturas pode alcançar índice ainda maiores.
Contribuição: Carla Gebur, Consultora de Treinamento Técnico da SH.
Os equipamentos sempre propõem soluções específicas, e devem ser utilizados nos casos que se aplicam com maior eficiência. Procure estudar o mercado e tudo o que ele pode oferecer para equipar suas obras com os equipamentos mais modernos e adequados ao seu caso. Isso pode garantir menor quantidade de fretes, mais agilidade nos serviços, trabalhos perfeitos, soluções personalizadas e menor custo. Não se deixe enganar. Aquilo que é adaptado para funcionar, e aparentemente, resolve uma demanda, provavelmente será um ponto fraco e até uma dor de cabeça no futuro. Nesse mercado, nenhum risco corrido durante a execução é válido. Procure agir sempre com planejamento!
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!