A energia elétrica é um dos principais empecilhos para o desenvolvimento da região norte do país. O projeto Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Ferreira Gomes promete atender o rápido crescimento da população urbana nos últimos anos além de permitir a instalação de novas indústrias.
Localizada no rio Araguari, a Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes vai gerar 252 MW/h de energia elétrica sustentável. O suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes. A obra terá investimentos de R$ 1,32 bilhões gerando 2.500 empregos diretos e 7.500 indiretos.
“O estado do Amapá como um todo, possui uma grande deficiência no setor energético e essa obra visa suprir parte desta demanda”, conta João Paulo Corvo, Supervisor de Contratos da SH.
A SH iniciou o fornecimento em meados de 2012 e a previsão de operação plena da usina é para o primeiro semestre de 2015. São aproximadamente 200 toneladas dos equipamentos: LTT®SH Extra; Andaime tubular; Escadas Modex®SH e andaime modular Modex®SH.
Além dos problemas socioeconômicos, o setor energético da região acarreta sérios problemas ambientais. Atualmente, grande parte da energia que abastece o Amapá é gerada a partir do consumo de óleo diesel, fonte de energia não renovável. A Usina ajudará o estado a ser autossuficiente em fontes de energia renováveis.
A população de Ferreira Gomes e Porto Grande será beneficiada também pelo Plano Básico Ambiental. A ação consiste em 36 programas socioambientais que abrangerão reforço à Saúde, Educação e Segurança. A medida apoiará a qualificação da mão de obra para a construção da usina, incentivo ao Turismo além de projetos esportivos e culturais.