Fábrica de cimento construída com equipamentos SH torna a Paraíba o 3º estado maior produtor do Brasil.
O estado da Paraíba tem como objetivo se tornar o 3° maior produtor de cimento do Brasil. Esse objetivo é devido a suas jazidas de calcário, que servem de atrativos para implantação de novas fábricas na região. A SH está participando, contratada pela Bloco Engenharia Ltda., da construção da fábrica da Elizabeth Cimentos Ltda., em Alhandra, à 40km da capital João Pessoa. Serão duas linhas de produção. A primeira linha de produção já deverá atender o mercado regional a partir de junho de 2014 e todo o empreendimento tornará o estado paraibano no maior produtor de cimento do Nordeste.
Entre os equipamentos SH utilizados estão: Torre de Carga LTT, Torre de Carga LTT Extra, Modex®SH, Escoras, Topec®SH, SH®200, SH®100 e Perfil W, para escoramentos; Modex®SH, para Estrutura de Acesso; e sistemas de formas Concreform SH® e Tekko®SH. Hoje, são contabilizadas 1.200 toneladas de equipamentos em obra e esperado um pico de 1.400 toneladas. São, aproximadamente, 3.500,00 m2 de formas SH disponibilizadas ao cliente.
“A obra teve seu inicio em outubro de 2012, com os serviços preliminares e implantação do canteiro de obra. Mas, a partir de dezembro de 2012, começamos a enviar as primeiras cargas de forma para as confecções dos blocos de fundação e, em janeiro de 2013, o cliente já contava com atendimento ‘fulltime’”, conta Claudia Pereira, Engenheira da unidade SH em Recife – PE, que atende a obra.
O maior desafio da obra é a Torre de Pré Aquecimento. Sua altura chegou a 110m e levou cerca de 11 meses para sua conclusão com todos os estágios da mecânica já montado. A estrutura tem lajes de 20 a 40 cm, vigas 60×100 a 60×250 e pé direito de 18 metros em média. Diante desse desafio, as torres de carga LTT e LTT Extra, mescladas com perfis W e Treliças, foram apresentadas como a melhor solução para escoramento. A praticidade de montagem e capacidade de carga representaram enorme ganho na produção. “Esse tipo de obra é uma verdadeira universidade para toda a equipe porque temos muitas estruturas diferenciadas como: silos, lajes cônicas, túneis e as interferências mecânicas (peças que são instaladas antes das lajes serem concretadas)”, explica Eduardo Carvalho, Orientador de Montagem da equipe SH. “Nosso relacionamento com a Bloco Engenharia Ltda. está sendo muito intenso e muito saudável”, completa, Isaac Magalhães, gerente SH.
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!