Contribuição técnica de Thiago Fraga
Novo procedimento de instalação de esquadrias permite que elas sejam montadas simultaneamente com as fôrmas para paredes de concreto. O procedimento utiliza o concreto como elemento de fixação e vedação evitando problemas de infiltração ou a utilização de vedantes Hidrofóbicos.
Podem ser usados em fôrma de alumínio, metálicas ou poliméricas, e não interferem nas etapas normais da construção de unidades. Seu perfil estrutural tem uma organização construtiva nas superfícies das abas de ambas as formas que delimitam os vãos das esquadrias.
O funcionamento é da seguinte forma: uma face distal laminar, preparada para adentrar na espera existente nos requadros, promove o encaixe do tipo macho e fêmea entre as peças. O perfil pode ser colocado simultaneamente a cada montagem das fôrmas, com os mesmos recursos de fixação (pino e cunha) ou então já vir fixado as abas com eles. Nesse caso,são colocados uma única vez.
O fornecedor das esquadrias explica que essa solução proposta não altera a sequência das etapas convencionais de montagem das fôrmas das paredes de concreto. Após escolher um lado para iniciar a montagem, as abas internas, tanto da fôrma interna quanto da externa, serão usados como base para assentamento do perfil estrutural, que ficará em todo o espaço do vão da esquadria.
Com a esquadria presa a fôrma (parte interna e externa) age como interface entre a janela e a fôrma, ajuda a evitar que ocorra torção da janela, mesmo com a carga do concreto, o vão não sofrerá dano. São embaladas em material resistente, as esquadrias ficarão protegidas até o término da obra.
Com esse sistema será possível executar duas etapas de uma só vez, montagem da fôrma e a instalação da esquadria, quando terminar a parte da estrutura também terminar a colocação da esquadria.
Ilustração
SH, O SUPORTE QUE A SUA OBRA PRECISA!