Trabalhe Conosco

Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Talento premiado

Obras executadas no Nordeste se destacam na edição 2012 do Prêmio Talento Engenharia Estrutural.

No ano passado, a maioria dos projetos reconhecidos pelo Prêmio Talento Engenharia Estrutural havia sido executada no eixo Rio-São Paulo. Em 2012, os resultados refletem o crescimento das atividades da construção civil em outras cidades do País, com destaque especial para a região Nordeste.

Em Recife, ficam os edifícios Píer Maurício de Nassau e Píer Duarte Coelho. O projeto vencedor da categoria Edificações, desenvolvido pelo calculista João José Asfura Nassar, consiste de dois edifícios residenciais de 42 pavimentos cada e índice de esbeltez igual a 10. A pouco mais de 30 km dali, em Cabo de Santo Agostinho, a Ponte do Paiva sobre o rio Jaboatão rendeu a Ademir Santos a menção honrosa na categoria Infraestrutura, com destaque para os mirantes com planta semicircular que se projetam para fora da superestrutura da ponte.

Já em Fortaleza, ficam os dois projetos contemplados na categoria Obras Especiais. A obra vencedora é a da Arena Castelão, assinada pelo calculista Marcelo Correia Alcantara Silveira, que integra as estruturas das rampas de acesso dos torcedores, do novo anel inferior do estádio, do anel superior (preservado da estrutura original) e da cobertura metálica. O Centro de Eventos do Ceará, menção honrosa para o calculista Francisco Helder do Vale Martins, é um complexo formado por dois pavilhões com estrutura pré-fabricada e uma estrutura central moldada in loco. Nos pavilhões, destaque para os pilares de 26,75 m de altura e para as lajes alveolares que vencem vãos de até 15 m e suportam sobrecargas de até 2 mil kgf/m². Na estrutura moldada in loco, chama a atenção a Talento premiado Obras executadas no Nordeste se destacam na edição 2012 do Prêmio Talento Engenharia Estrutural abertura elíptica na cobertura para a cúpula abobadada metálica de 2 mil m².

O projeto de Bruno Contarini para a nova sede do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília ficou com o Prêmio Destaque do Júri, que reconheceu o desafio de viabilizar o projeto de Oscar Niemeyer. Carlos Alberto Szucs ficou com a menção honrosa em Sustentabilidade pelo projeto da Residência RW, em Búzios (RJ), executada com estrutura pré-fabricada de madeira laminada colada. Criado pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) para valorizar o trabalho dos projetistas de estruturas brasileiros, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural teve, em sua décima edição, 230 trabalhos inscritos. Conheça a seguir os vencedores e as menções honrosas de cada categoria.

PRÊMIO DESTAQUE DO JÚRI

Vencedor Bruno Contarini (BC Engenharia)   Nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília

O crescimento do número de eleitores no País entre 1971 e 2011 – de 30 milhões para 136 milhões – obrigava os funcionários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a dividirem suas atividades entre o antigo edifício sede e seus três anexos, fato que dificultava o deslocamento de processos e pessoas. Além disso, os 63 lugares do plenário da Corte já não comportavam mais o público dos grandes julgamentos e cerimônias, como, por exemplo, a diplomação do presidente da República.

O arquiteto Oscar Niemeyer foi contratado para desenvolver o projeto de uma nova sede que, além de reunir em uma única estrutura todos os departamentos do TSE, contasse com espaço para armazenamento e manutenção de urnas eletrônicas, que ficavam estocadas em um depósito afastado da antiga sede. Em um terreno de 60 mil m² do Setor de Administração Federal Sul (SAFS) de Brasília, Niemeyer projetou um complexo composto por um prédio principal de 12 pavimentos em concreto armado e protendido, com lajes de 210 m de comprimento, 18 m de largura e vãos de 20 m. Um subsolo único com vãos de até 27 m em grelha integra a estrutura do edifício principal e as três cúpulas com 28 m, 30 m e 35 m de diâmetro. Uma das principais dificuldades da obra, segundo o projetista estrutural Bruno Contarini, foi a execução dos balanços de 16 m nas extremidades do edifício, apoiados em um único pilar. Os esforços localizados exigiram que se projetasse um grande caixão resistente à torção.

CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS

Vencedor Marcelo Correia Alcantara Silveira (MD Engenheiros Associados) Arena Castelão, Fortaleza.

O estádio está passando por obras de reforma e ampliação para receber, já em 2013, os jogos da Copa das Confederações da Fifa. Dos diversos setores em que a arena se divide, a estrutura que contempla o entorno da arena, as rampas de acesso e o anel inferior das arquibancadas é a mais interessante do ponto de vista técnico, segundo o calculista. O acesso dos torcedores será feito por grandes rampas que se dirigem ao anel superior e ao anel inferior. Lajes planas maciças em concreto protendido viabilizaram os vãos, que variam de 11 m a 15 m. Elas se apoiam em vigas que formam os pórticos de apoio da estrutura metálica de sustentação da cobertura – esta estrutura, por sua vez, funciona como controlador das vibrações oriundas da ação das torcidas no anel superior da arena, setor preservado do estádio original.

Menção honrosa Francisco Helder do Vale Martins (HM Engenharia Estrutural) Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza O complexo é formado por dois pavilhões idênticos, espelhados, cada um com 300 m x 100 m, e pé-direito de 14 m no salão central de exposições. A estrutura é pré-fabricada, com destaque para os pilares de 26,75 m de altura e as lajes alveolares que vencem vãos de até 15 m e chegam a suportar uma sobrecarga de 2 mil kfg/m². Entre os dois pavilhões fica uma área de convivência de 6 mil m², estrutura moldada in loco devido, principalmente, à dificuldade de modulação da abertura elíptica na laje de cobertura. A área da cúpula da cobertura é de 2 mil m², feita em estrutura metálica. Interligando os blocos de cada pavilhão, Vencedor Marcelo Correia Alcantara Silveira (MD Engenheiros Associados) Arena Castelão, Fortaleza duas passarelas de 2,8 m de largura vencem vãos de 55,5 m sobre o salão de exposições. As seções transversais dos componentes estruturais das vigas principais são do tipo caixão em aço. Também foram empregadas barras Dywidag para os elementos tracionados.

Confira a matéria completa no site:

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/188/artigo273307-1.asp

 

As obras da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral e da Arena Castelão foram executadas com a tecnologia dos equipamentos SH. Leia mais no links abaixo:

SH fornece para o TCE de Goiás.

Na preparação do Brasil para a Copa 2014.

Posts Relacionados

SH na Construção do Belpar One em Itabira, MG 

Construção 2.0: Como a Tecnologia Molda o Futuro das Fôrmas e Andaimes

Escoramentos Metálicos: O Segredo das Lajes que Desafiam a Gravidade

4 dicas para organizar equipamentos no canteiro de obras

Dica de Ouro SH – Espaço para Leitura de Projetos

SH participa da construção do edifício Voxx 405 em Itapema/SC

Categorias

A SH explica!

Artigos

Clipping

Eventos

Notícias

Obras

Digite aqui o que deseja procurar