É possível adotar as treliças SH 100 e SH 200 como opção para o escoramento da estrutura em obras de infra-estruturas ou industriais. O tipo da obra influencia muito para a realização de escoramento com treliças ao invés do escoramento apoiado no chão. Em estruturas com um grande vão entre apoios, como pontes e passarelas, por exemplo, não é possível utilizar o escoramento convencional. Na construção de pontes, a limitação em usar escoramentos convencionais se dá por causa do transporte de fluido no rio e, em passarela, pelo transporte rodoviário ou ferroviário existente entre os apoios. Nesses dois casos, o uso de escoramentos metálicos convencionais, geraria uma quantidade de material significantemente superior em relação ao uso das treliças.
O uso de treliças requer um estudo específico, sendo as características do terreno da obra um dos principais fatores a serem analisados no momento de escolher ou não a utilização do escoramento convencional ou as treliças. Essa escolha tem grandes impactos na produtividade da obra.
Como escoramento, a aplicação das treliças tem sido bem importante no que se refere a custo. Geralmente, os montadores são contratados em regimes mensalistas e os encargos trabalhistas chegam a até 127% do seu salário. Com o uso das treliças, se reduz bastante o número de montadores e, ainda mais, de montadores especializados, já que é um tipo de material fácil de montar. Tudo isso reflete nos custos finais da obra.
Outra observação importante a ser feita é o uso de materiais metálicos em substituição ao uso de madeiras para o escoramento. O material metálico, seja do escoramento convencional, seja das treliças, possui uma resistência muito maior, proporcionando um maior espaçamento entre os apoios (e, como dito anteriormente, o principal motivo para o uso de treliças é para alcançar um vão maior entre os apoios). Mesmo a peça de madeira, sendo geometricamente igual à peça metálica, tem sua tensão admissível bem inferior.
Autor: Thiago Munhoz Fraga, Técnico SH.
CLIQUE AQUI e conheça as treliças SH 100 e SH 200.