Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos Acompanhe tudo que acontece na SH.

Instalação de esquadrias em parede de concreto

1 de junho de 2015

Contribuição técnica de Thiago Fraga

Novo procedimento de instalação de esquadrias permite que elas sejam montadas simultaneamente com as fôrmas para paredes de concreto. O procedimento utiliza o concreto como elemento de fixação e vedação evitando problemas de infiltração ou a utilização de vedantes Hidrofóbicos.

 teste1

Podem ser usados em fôrma de alumínio, metálicas ou poliméricas, e não interferem nas etapas normais da construção de unidades. Seu perfil estrutural tem uma organização construtiva nas superfícies das abas de ambas as formas que delimitam os vãos das esquadrias.

O funcionamento é da seguinte forma: uma face distal laminar, preparada para adentrar na espera existente nos requadros, promove o encaixe do tipo macho e fêmea entre as peças. O perfil pode ser colocado simultaneamente a cada montagem das fôrmas, com os mesmos recursos de fixação (pino e cunha) ou então já vir fixado as abas com eles. Nesse caso,são colocados uma única vez.

foto 2 (564 x 450)

O fornecedor das esquadrias explica que essa solução proposta não altera a sequência das etapas convencionais de montagem das fôrmas das paredes de concreto. Após escolher um lado para iniciar a montagem, as abas internas, tanto da fôrma interna quanto da externa, serão usados como base para assentamento do perfil estrutural, que ficará em todo o espaço do vão da esquadria.

Com a esquadria presa a fôrma (parte interna e externa) age como interface entre a janela e a fôrma, ajuda a evitar que ocorra torção da janela, mesmo com a carga do concreto, o vão não sofrerá dano. São embaladas em material resistente, as esquadrias ficarão protegidas até o término da obra.

foto3
Com esse sistema será possível executar duas etapas de uma só vez, montagem da fôrma e a instalação da esquadria, quando terminar a parte da estrutura também terminar a colocação da esquadria.


Ilustração

foto5foto6
foto9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Vai utilizar Escoramentos no seu projeto? Veja antes esse material exclusivo da SH

14 de maio de 2021

Confira informações sobre avaliação de cargas e boas práticas para desforma do concreto. Você sabe que quando uma obra se inicia é muito importante ter em mãos informações que auxiliem nas tomadas de decisão. Pensando em auxiliar você no assunto de Escoramentos de estruturas de concreto armado, criamos uma cartilha com informações sobre boas práticas […]

Ampliação da Rocha Terminais Portuários e Logísticos no Porto de Paranaguá conta com execução do sistema Multiform SH®

10 de maio de 2021

A SH, líder no fornecimento de formas, andaimes e escoramentos no Brasil, está fornecendo soluções para a obra Rocha Terminais Portuários e Logísticos, da Zortéa Construções Ltda. Localizada no Porto de Paranaguá, no Paraná, a obra versa a construção de túneis para armazéns no complexo da Rocha Terminais Portuários e Logísticos. Conhecido como o maior […]

Segunda MasterClass SH de 2021 retratou sobre Escoramento e Reescoramento

30 de abril de 2021

Em 2021 a SH retomou aMasterClass SH, uma série de lives que acontecem uma vez por mês, onde a SH convida nomes de referências do mercado na área de engenharia, trazendo assuntos técnicos de grande interesse e importância para a área. Nessa segunda MasterClass, que aconteceu no dia 14 de abril, o assunto escolhido foi […]