Em alguns casos de obras de artes surge a necessidade
de implantar acessos provisórios para os pedestres, devido
a grande interferência no sistema viário local. A execução de
uma passarela provisória é a solução ideal para promover a
segurança dos transeuntes.
O sistema de treliças da SH possibilita vencer
grandes vãos, oferecendo conforto e tranquilidade
para quem tem a necessidade de se deslocar de
maneira segura. A treliça SH 300 estruturada com tubo
galvanizado e seus acessórios oferece a solução ideal para
a obra que precisa de um sistema de acesso prático, rápido
e seguro.
PONTES E VIADUTOS O SUPORTE
QUE A SUA OBRA PRECISA
As obras de artes como pontes e viadutos
contém peças estruturais de grande porte.
As soluções que mais se encaixam para
essas obras não são simples e demandam
de um bom planejamento.
Obras com uma localização de difícil acesso
são ainda mais desafiadoras, pois envolvem
um grande estudo logístico.
Os acesso da obra precisam ser pensados
para o transporte de veículos de grande
porte como um guindaste e carreta.
A escolha do equipamento para o
escoramento depende muito do modo
de execução que nosso cliente pretende
adotar.
Uma importante obra de infraestrutura em Aracaju, no Sergipe, a ponte sobre o Rio Poxim passará a contar com três faixas de rolamento nos seus dois sentidos, com 12 m de largura cada, além de uma ciclovia e duas pistas para pedestres.
Com um comprimento total de mais de 170m e com cinco vãos de aproximadamente 29m cada, a obra da Ponte sobre o Rio Poxim, contou com um grande desafio de execução das vigas principais, considerando a concretagem de dois vãos mais um avanço de uma única vez.
Por se tratar de uma viga hiperestática os projetistas da estrutura determinaram que não poderiam fazer a concretagem da viga por vão, obrigando a solução de escoramento a realizar o dimensionamento para atender dois vãos simultâneamente, mais o avanço do terceiro vão, utilizando uma das pontes 408m de Treliça SH 300.
Com o avanço da fundação e, em paralelo, a execução da solução para
o escoramento da treliça, foi realizada uma visita técnica da engenharia
da SH no canteiro de obras para fazer os ajustes finais. Durante a visita,
foi constatado que as cotas dos blocos de fundação foram revistas e a
solução inicial com as treliças escorando o fundo da viga ficariam
submersas.
A cota do nível máximo da água cobriria praticamente por total todas as
treliças. Foi necessário aumentar a altura das torres de apoio elevando
as treliças e mudando a solução para um escoramento suspenso com
barras de ancorem, utilizando um total de 5mil metros de Barras 3/4”
em toda obra.
Com as vigas concretadas e com a resistência
de projeto atingida, pôde ser utilizada para resistir
de parte do carregamento da execução da laje.
Na execução da laje tivemos a interferência das
torres de apoio das treliças. A laje foi concretada
sem desmontar as torres e foram colocados
nichos para deixar o local das mesmas vazado,
com intuito de serem concretado após a retirada.
em toda obra.
Com os projetos definidos pela melhor solução para atender a obra,
entra o planejamento para fornecimento dos equipamentos que serão
transportados para o local.
O atendimento contemplou as duas pontes de 170m de extensão
executadas simultaneamente, entre treliça SH 300, Torre de carga LTT,
forma Concreform para concreto, perfil W, perfil C mais os acessórios.
A SH é reconhecida pela qualidade e eficiência dos seus serviços em grandes obras. Mas não somos nós que dizemos isso. Quem afirma é um dos profissionais envolvidos, que contou com a parceria da SH.
Durante a obra do Viaduto de Baixo Guandu/ES x Aimorés/MG sobre a Ferrovia Vitória Minas com 63 metros de extensão, a Fortes contou com a parceria da SH Formas na resolução de um grande desafio: A busca por um sistema de cimbramento para vencer um vão de 14 metros sobre a ferrovia, sem a utilização de estrutura apoiado no solo, pois não poderíamos interromper o fluxo dos trens em nenhuma das duas linhas existentes.
Após muita discussão e visitas em campo da equipe Tecnica da SH, chegamos a proposta modular com torres de apoio e treliças, que se mostrou uma grande solução, pois precisávamos de um sistema que fosse rápido tanto para montar quanto para desmontar, pois durante a montagem dos módulos das treliças, a operação da ferrovia nos concedeu apenas duas horas de interrupção de fluxo de Trens nas duas linhas da ferrovia.
Parabéns a toda equipe SH que participou e nos ajudou a vencer esse grande desafio!