As edificações utilizam, normalmente, o sitema laje-viga-pilar. Os pilares são elementos estruturais usados para receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. A viga é geralmente usada para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar.
A SH trabalha com três maneiras de travamento de pilares e vigas. Podem ser travados através do Travamento Misto com Perfil C, barras de ancoragem 5/8” e porcas TS, onde o cliente é responsável pela confecção dos painéis de madeira. O conjunto barra de ancoragem e porca TS suporta até 3 toneladas.
Outras técnicas de travamento é através do Compensado Plastificado e as Estruturas com Sarrafos Chapado. O compensado plastificado oferece uma melhor qualidade da superfície do concreto. Já os estruturados com sarrafos chapados facilita o reaproveitamento mais durável, porém oferece menos resistente a flexão. Para maior resistência a flexão, o Cutelo é o mais indicado.
Uma outra maneira de executar o travamento de pilares e vigas é através das Formas Metálicas. A SH trabalha com dois modelos de fôrmas para essas situações: a Concreform SH® e Tekko SH®.
A forma consiste em chassis de aço galvanizado, conformado com um perfil especial, desenvolvido pela SH, forrado em compensado plastificado de 15mm. O painel básico de 75cm x 270cm modula-se em diversas dimensões, de forma a se adaptar às mais diferentes geometrias. Os painéis são conectados com apenas dois grampos que os unem e alinham ao mesmo tempo, dispensando perfis extras. Extremamente fácil de montar.
Concreform SH® com compensado plastificado de 15 mm nas seguintes dimensões:
– Concreform SH 30×120.
– Concreform SH 45×120.
– Concreform SH 60×120.
– Concreform SH 75×120.
– Concreform SH 30×270.
– Concreform SH 45×270.
– Concreform SH 60×270.
– Concreform SH 75×270.
– Concreform SH Canto interno 120.
– Concreform SH Canto interno 270.
Grampos para união e alinhamento das fôrmas:
– Grampo de Alinhamento.
– Grampo Ajustável.
– Grampo Externo.
– Grampo de Pilar.
– Grampos para união e alinhamento das fôrmas.
Barras para ancoragem:
– Barra CF 3/4” ( 6 t )
– Porca CF.
A Forma Concreform SH® possui furações padrões. As formas de 120 furos há 3 cm e 30 cm das extremidades e as formas de 270 furação há 59 cm das extremidades, onde são feitas as ancoragem quando necessárias.
A forma para paredes e pilares composta por chassis de aço, forrada com compensado de 12 mm, projetada para pressão de até 40KN/m². Os painéis são modulados nas seguintes dimensões: 30x90cm, 60x90cm e 90x90cm. O acoplamento do painel é executado com auxílio de clips, e o alinhamento com perfis metálicos. Os painéis podem ser acoplados em qualquer direção cobrindo geometrias diversas.
Formas com compensado plastificado de 12 mm nas seguintes dimensões:
– Tekko SH 30×90 Parede ou Pilar.
– Tekko SH 60×90 Parede ou Pilar.
– Tekko SH 90×90 Parede ou Pilar.
Componentes para união e alinhamento das fôrmas:
– Clips Tekko. – Perfil C.
– Parafuso L reforçado.
– Garra para ancoragem.
– Garra tubular Tekko SH.
Barras para ancoragem:
– Barras de ancoragem 5/8” ( 3 t ).
– Porca TS.
A forma Tekko SH® possui furações padrões, conforme a figura abaixo:
Dentre os serviços oferecidos pela SH há o setor de projetos, onde uma equipe de engenheiros e técnicos especializada fornece aos clientes projetos com as disposições dos materiais fornecidos pela SH,visando segurança, menor custo e maior funcionalidade.
Nos projetos é possível adquirir as seguintes informações para auxilio na montagem :
– Perfil C, espaçamento e tamanho.
– Barras de ancoragem/Barra CF, espaçamento e tamanho.
– Distribuição de Grampos em geral.
– Distribuição dos painéis metálicos.
– Distribuição de escoras/aprumadores quando necessários.
– Lista de material.