Uma manutenção criteriosa e regular dos equipamentos e instalações nas obras oferece tranquilidade na execução dos serviços, aumenta a produtividade e influencia diretamente nos custos. A manutenção de ativos é realizada entre as etapas da construção, quando os equipamento são avaliados, consertados e depois voltam para o local de trabalho.
Paralisações
O estudo de obras apresenta quais equipamentos estão abaixo do rendimento planejado ou que estão aumentando os custos. Na maioria dos canteiros, as distorções ocorrem, principalmente, pelas constantes pausas dos funcionários durante a jornada de trabalho. Os equipamentos críticos também comprometem a funcionalidade dos outros materiais. No planejamento, normalmente, admite-se que o equipamentos trabalhem 70% a 80% do tempo disponível, rendimento suficiente para compensar pequenas perdas de produção ocasionadas pelos inevitáveis reparos.
Mobilização
A manutenção pode modificar a qualidade, produtividade e a forma de trabalho no canteiro. A agilidade da equipe de manutenção é indispensável para a boa condução e andamento dos serviços. É necessário, portanto, a mobilização de recursos, reposição de peças, avaliação dos materiais, organização da equipe e, dependendo do caso, modificações no projeto. É fundamental e imprescindível ter uma equipe de manutenção preparada para as adversidades das obras e que, num curto prazo de tempo, retome as atividades com os equipamentos.
Pesquisa
Toda manutenção que atua diretamente ou indiretamente na obra deve ser considerada necessária, estudada, preparada e organizada de acordo com o modo operacional e de acordo com a cultura da empresa. Todo este planejamento deve ser aplicado com inteiro sucesso e ampla segurança. A manutenção pode se tornar parte do caminho crítico e de estrangulamento na execução dos serviços. Normalmente, durante as decisões sobre a escolha dos equipamentos, os responsáveis pelo setor de patrimônio de uma empresa participam de forma decisiva e de comum acordo com os responsáveis pelo planejamento da produção.
Orientação
Na seleção dos equipamentos que deverão operar nas obras é importante que a equipe de manutenção oriente as equipes de produção e execução, fornecendo alternativas para os serviços. As etapas são definidas de acordo com o grau de importância dos trabalhos e do tempo de paralisação dos equipamentos. Em seguida, são descritas as principais atividades da manutenção, desde as atividade realizadas diretamente nos canteiros até as isoladas da sede da empresa.
Cultura
A manutenção deve ser uma política dentro das empresas. Para obter um bom desempenho econômico é preciso adotar esta atividade como uma estratégia de otimização de tempo, recursos e pessoas. Analisar os dados técnicos e econômicos é fundamental, pois a escolha de como e quando realizar a manutenção é puramente gerencial. Implementar e praticar a engenharia de manutenção significa uma mudança cultural para a maioria das empresas e concessionárias. Significa deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas fundamentais das falhas e implementar formas de gerenciá-las.