Trabalhe Conosco

Blog

Confira as novidades, sobre nossas obras e equipamentos. Acompanhe tudo que acontece na SH.

Mulheres sem limites em áreas da Construção Civil.

Das soluções em Engenharia ao trabalho braçal da manutenção de equipamentos

O mercado da Construção Civil, já há alguns anos, deixou de ser território exclusivo dos homens. O Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2012, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revela que o número de mulheres que exercem atividades na construção civil aumentou 65% na última década.

Na SH, empresa líder no fornecimento de fôrmas para concreto e escoramentos metálicos, o time feminino é formado por Engenheiras, Projetistas, Assistentes Técnicas, Operadoras de Empilhadeiras, além de profissionais que atuam em cargos administrativos e também nos depósitos da empresa, fazendo o trabalho braçal de manutenção dos equipamentos. A empresa ainda é liderada por uma economista e 50% do quadro de funcionários do escritório central é de mulheres. Em algumas unidades da empresa, o número de mulheres nas áreas técnicas de projeto e engenharia se equivale ao de homens. “Para alguns ainda somos vistas como sexo frágil, mas estamos atuando cada vez mais em trabalhos considerados masculinos. Os homens estão reconhecendo que podemos e sabemos fazer o que eles fazem e, conforme a tarefa, até melhor do que eles. Ressalto que postura profissional é importante para conquistarmos cada vez mais nosso espaço”, diz Rosana Lenz, Engenheira e Gerente Comercial da SH.

Em 2012, a SH apostou em duas características marcantes do universo feminino em seus depósitos: a grande capacidade de concentração nas atividades e de execução de várias tarefas ao mesmo tempo. Antes, a manutenção dos equipamentos era feita somente por equipes masculinas. “As mulheres são muito cuidadosas com os detalhes e muito compromissadas. Nos últimos anos, as mulheres quebraram paradigmas e pré-conceitos que nunca deveriam ter existidos. Todos sabemos que não há limites dentro de nossas vidas, basta que tenhamos objetivos traçados, muita dedicação e força de vontade que superamos as dificuldades”, avalia Vinícius Fernandes, Coordenador de Operações da SH.

Um exemplo de superação é a Ajudante de Montagem, Sônia de Oliveira, que faz parte da equipe de manutenção da unidade da SH em São José dos Pinhas – PR. Casada, mãe de três meninos e uma menina, Sônia faz parte da equipe feminina que pega pesado na manutenção de equipamentos para a Construção Civil. “As pessoas ainda me perguntam: ‘como pode você trabalhar nisso?’. Dizem que é emprego para homens. Mas não há nada que não consigamos fazer, ainda mais trabalhando em equipe. Além disso, temos diferencial. A mulher é mais caprichosa”, diz Sônia que acabou de terminar o curso técnico em Logística e sonha atuar nessa área.

clipping_brasil_engenharia_mulheres_marco_2014
Fonte: http://www.brasilengenharia.com/portal/noticias/noticias-da-engenharia/7906-mulheres-sem-limites-em-areas-da-construcao-civil

Posts Relacionados

SH oferece treinamento para obras da Construtora Brasal

SH presente na obra Caminhos da Lapa, em São Paulo

A SH marcou presença na 33º edição da Bauma, maior exposição mundial de construção. 

Segunda MasterClass SH de 2021 retratou sobre Escoramento e Reescoramento

Confira mais uma novidade SH: agora estamos no Whatsapp!

Responsabilidade Social: 6 anos de Instituto Ponte, e a SH tem orgulho de fazer parte dessa história!

Categorias

A SH explica!

Artigos

Clipping

Eventos

Notícias

Obras

Digite aqui o que deseja procurar